Olá brisa do mar!

Tens andado a dormir o suficiente ou basta de contar carneirinhos?

Mau humor, problemas de concentração, falta de produtividade são apenas alguns exemplos do que poderá acontecer se não dormires o suficiente. Estas são as consequências a curto prazo, mas e então a longo prazo? De acordo com o website Healthy Sleep, da Divisão de Medicina do Sono da Escola Médica de Harvard e da Fundação Educacional WGBH, as pessoas que não dormem o suficiente estão em risco de ter:

  • Aumento de peso
  • Diabetes tipo 2
  • Hipertensão
  • Doença de coração
  • Depressão
  • Menor expectativa de vida

Talvez já tenhas tentado ir para a cama mais cedo, mas o problema persiste – simplesmente não consegues dormir – e ao invés de teres um sono de oito horas apenas tens de seis ou até menos…Talvez isto aconteça por estares num estado de ansiedade, com muitas preocupações ou talvez os teus hábitos diários te estejam a pregar uma partida. Então o que podes fazer? Aqui estão as minhas 11 dicas para uma boa noite de sono:

1.Usa óleo essencial de alfazema: estudo, atrás de estudo, atrás de estudo mostraram que a alfazema melhora a qualidade do sono. Só precisas de colocar algumas gotas deste óleo na tua almofada na altura de ires dormir. Por favor certifica-te de que o óleo que compras é certificado biológico ou de um fornecedor que confies e 100% puro.

2. Evita comer antes de ires para a cama: como mencionei no meu livro Back to Natural, e de acordo com Francisco Varatojo, presidente do Instituto Português de Macrobiótica, “evita comer duas horas, ou melhor ainda, três horas antes [de dormires], porque o contrário, para além de dificultar a digestão, facilita o aumento de peso e impede que durmamos tão bem.”.

3. Usa sais de Epsom: parece que a deficiência de magnésio é comum nas mulheres que não têm uma boa noite de sono. Uma forma fácil de absorver magnésio é tomar um banho com sais de Epsom, duas a três vezes por semana, durante vinte minutos. Aliás, há umas semanas atrás escrevi um artigo sobre este assunto chamado Sais Maravilhosos.

4. Faz exercício: o exercício regular tem um efeito positivo na qualidade do nosso sono e só precisas de cerca de 20 minutos por dia.

5. Dorme na completa escuridão: a melatonina é uma hormona natural produzida pela glândula pineal do nosso cérebro, induz o sono e precisa da escuridão para ser secretada. Quando fores para a cama certifica-te de que nenhuma luz solar pode entrar no teu quarto e que não há nenhuma luz artificial no interior.

6. Evita ver televisão ou usar o computador: estes aparelhos perturbam a qualidade do sono, por isso o melhor será desligá-los pelo menos uma hora antes de ires para a cama. Também seria bom se não os tivesses no teu quarto nem qualquer outro aparelho electrónico.

7. Evita café/chá: as substâncias presentes no café e no chá – cafeína e teína respectivamente – actuam como estimulantes, por isso tenta bebê-los apenas de manhã.

8. Bebe uma tisana: a camomila e a folha do maracujaleiro são boas plantas para quem não consegue dormir, de acordo com a naturopata e médica herbalista Francesca Naish, no seu livro Natural Fertility.

9. Evita trazer preocupações para a cama: ir para a cama é para ir dormir. Sim, eu sei que às vezes não conseguimos deixar de pensar naquilo que correu mal durante o dia ou no que temos de fazer amanhã (por acaso tinha este hábito terrível), mas stress e ansiedade são as únicas coisas que iremos ganhar com isso. Ah, esqueci-me, há mais uma coisa: não iremos conseguir adormecer! O meu conselho? Pensa nestes assuntos durante o dia, não quando já estás na cama.

10. Medita: antes de ires para a cama experimenta meditar, pois isso vai acalmar-te e relaxar-te. Caso não saibas como meditar, vai ao Youtube e lá irás encontrar muitos vídeos diferentes que te irão guiar. Também poderás ficar a saber como comecei a fazer meditação e os benefícios que trouxe para a minha vida no meu livro Back to Natural.

11. Faz tapping: é outra técnica que te vai ajudar a acalmar e relaxar, como expliquei no meu artigo Break Free from Stress and Anxiety.

 

Dorme bem,

Natacha

 

Pin It on Pinterest