Olá brisa do mar!

A menstruação não devia ser sinónimo de sofrimento. Sim, leste bem. O que se passa então com os nossos corpos?

Eu costumava sentir inchaço, tensão mamária irritabilidade antes do meu período aparecer e depois chegava a altura das cólicas menstruais…Contudo, achava isso simplesmente normal. O que eu não me dei conta na altura é que não estava a par de alguma informação importante.

Agora finalmente sei como me sentir melhor, por isso gostaria de partilhar contigo 3 dicas para que também tu possas melhorar os teus sintomas menstruais:

 

1.Abranda

O nosso ciclo menstrual tem duas fases: a fase folicular, entre a menstruação e a ovulação, e a fase luteínica. Durante a fase folicular parece que estamos mais abertas ao mundo exterior. Contudo, na segunda fase voltamo-nos para dentro e  tornamo-nos mais introspectivas*. É também durante esta fase, mesmo antes da menstruação, que precisamos de abrandar e de descansar**, mas para isso não há espaço na agenda, certo? Por isso ficamos irritáveis, por exemplo, apenas por termos continuado a viver sob stress, sem respeitar o nosso ritmo biológico.

 

2. Pensa de novo nas tuas escolhas alimentares

Consumi lacticínios durante toda a minha vida, mas quantos mais livros lia sobre a saúde das mulheres, mais me dava conta de que talvez esta não fosse a melhor opção para mim. Por exemplo, de acordo com a experiência da Dra. Christiane Northrup muitas mulheres sentem-se aliviadas de cólicas menstruais, hemorragia intensa, dor mamária e do endométrio quando deixam de consumir lacticínios. Para além disso, hidratos de carbono refinados, carne vermelha e gema de ovo estão também relacionados com o aparecimento de cólicas menstruais*.

No meu caso, quando eliminei os lacticínios e o trigo da minha alimentação deixei de ter inchaço tensão mamária, o que foi uma vitória para mim. Na realidade, o teu corpo já fala contigo, por isso faz o favor de escutá-lo!

 

3. Mantém-te hidratada

Apercebi-me de que tinha de beber muita água, especialmente uns dias antes e durante a menstruação para não ter cólicas menstruais. É algo tão simples, mas que pode fazer uma grande diferença! Também evito o álcool, pois contribui para a desidratação.

 

Conhecimento é poder e a partir do momento em que percebi o que estava a fazer de errado com o meu corpo, os desagradáveis sintomas menstruais desapareceram!

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

NORTHRUP, Christiane (1994). Corpo de Mulher, Saúde de Mulher: Como criar saúde física e emocional e meios de cura. Rio de Mouro: Círculo de Leitores (ed. 2009), trad.

**POPE, Alexandra (2001). The Wild Genie: The healing power of menstruation. Bedfordshire: Authors OnLine (ed. 2014).

 

Pin It on Pinterest