Olá brisa do mar!

Estamos na contagem decrescente para o Natal e depois é o Ano Novo! Já estás a pensar nas delícias que vais ter à mesa? É difícil evitá-las, certo? Para além do seu fantástico sabor, há também a componente emocional. Provavelmente relembram a tua infância, a tua avó…Quando comes essas delícias sentes-te ligada àquele período feliz da tua vida.

Durante a quadra natalícia é fácil comer mais do que devíamos e depois sentimo-nos doentes e com sensação de culpa. Então, o que podemos fazer para evitar isso?

1. Bebe muita água ao longo do dia: ajuda-te a manter hidratada, a eliminar as toxinas do teu corpo e a prevenir que comas quando não estás com fome.

2. Adiciona muitos vegetais de folha verde escura ao teu prato: a comida desta época tende a acidificar o nosso organismo (pensa em carne, açúcar e álcool, por exemplo), por isso não te esqueças de incluir vegetais de folha verde escura na tua alimentação. Para além de serem alcalinos são também uma óptima fonte de fibra!

3. Come alimentos fermentados: são ricos em probióticos (bactérias benéficas). Podes comer, por exemplo, uma garfada de chucrute ou adicionar uma colher de chá de miso ou uma ameixa umeboshi ao teu prato.

4. Termina as tuas refeições com água com limão: ajuda a digestão e é também boa para o fígado*. Como explico no meu livro Back to Natural, corto um limão em quatro, coloco-o num jarro com água mineral e bebo no dia seguinte. Contudo, se não estiveres em casa, adiciona algumas gotas de limão a um copo de água (de preferência morno) no final da refeição.

5. E não te esqueças de fazer exercício: anda a pé durante 30 minutos, faz yoga ou salta no minitrampolim. São exercícios gentis para o corpo e que podes facilmente incluir na tua agenda desta quadra!

 

Tem um feliz Natal!

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

*POPE, Alexandra (2001). The Wild Genie: The healing power of menstruation. Bedfordshire: Authors OnLine (ed. 2014).

 

 

Pin It on Pinterest