Olá brisa do mar!

Dores de cabeça, problemas digestivos, noites mal dormidas…Sofrer por antecipação é um desgaste para o nosso corpo, mente e espírito. Nesta preparação para um cenário de dor acabamos por sofrer sem necessidade na maioria dos casos ou, na pior das hipóteses, sofremos duas vezes pela mesma coisa!

Há variadíssimos motivos para vivermos nesse estado de ansiedade sendo que estes dependem dos nossos medos que são únicos. Por exemplo, podemos sofrer por antecipação quando aguardamos pela apreciação do nosso trabalho, quando nos sentimos incapazes de proteger quem amamos ou quando esperamos pelo resultado de um exame médico. De facto, sofrer por antecipação está muitas vezes associado à falta de auto-confiança (“será que vão gostar do que fiz?”), às más recordações do passado (por exemplo, alguém que nos é querido teve um acidente ou morreu de repente) ou até mesmo a acreditarmos que quando tudo é bom demais, algo de mal vai acontecer. 

Eu já sofri muito (e a verdade é que de vez em quando ainda sofro) por antecipação, mas cada vez mais me apercebo do quão desgastante isso é e para quê? Nada. Normalmente o pior acontece quando menos estamos à espera a não ser que estejamos sempre a pensar no pior. Contudo, isso é viver em sofrimento e a nossa vida tem muito mais para dar do que a experiência da dor. Assim, hoje gostaria de partilhar contigo cinco dicas para evitares sofrer por antecipação:

1.Lembra-te do que já alcançaste: em vez de te focares em tudo aquilo que pode correr mal e sofreres com isso, pensa em tudo aquilo que já correu bem. Ao focares-te nas tuas vitórias irás sentir-te mais auto-confiante.

2. Agradece o que tens: lembra-te todos os dias do que há de positivo na tua vida. Logo ao acordar ou antes de ires dormir escreve cinco coisas que te enchem de gratidão.

3. Pratica atenção plena (mindfulness): esta técnica milenar budista consiste em viver no momento presente como te contei anteriormente . Quando sofres por antecipação estás a focar-te num futuro de dor que provavelmente nem há-de vir! A atenção plena ajuda-te a focar no aqui e agora.

4. Faz exercício: o exercício físico para além de aumentar a nossa sensação de bem-estar, devido à libertação de endorfinas (neurotransmissores), é também muito eficaz porque ao direccionar a nossa atenção ajuda-nos a abstrair das coisas que nos preocupam.

5. Distrai-te: procura fazer coisas que te dêem prazer como sair com os/as teus/as amigos/as, ir ao cinema/teatro, dar um passeio.

 

E tu? O que fazes para não sofrer por antecipação?

 

Sorri e sê feliz,

Natacha

 

Pin It on Pinterest