Olá brisa do mar!

Cuidar do nosso corpo passa não só por aquilo que comemos, mas também pelos produtos que usamos seja para a casa, seja para o corpo. 

Temos tantas opções no supermercado para todos os gostos e carteiras, mas como escrevi no passado muitos dos produtos de “beleza” têm um lado negro que são os químicos tóxicos. E há alguma coisa a fazer? 

legislação podia impedir que muitos desses químicos marcassem presença nos nossos produtos. No entanto, isso não está nas nossas mãos. O que nós podemos fazer é prestar mais atenção aos rótulos dos produtos que compramos e depois fazermos as seguintes perguntas: “conheço este ingrediente?”, “é prejudicial para a minha saúde?”. Se não conheceres o ingrediente o meu conselho é (e não me canso de repetir) que consultes a plataforma do Environmental Working Group – Skin Deep – e introduzas o nome do ingrediente. A plataforma irá indicar-te qual o seu nível de toxicidade usando, para tal, as cores verde (aceitável), amarelo (algum perigo) e vermelho (perigoso). 

Ah, e faço aqui uma nota: lá por comprares um produto que seja bio ou vendido numa loja de produtos naturais não quer dizer que não contenha produtos potencialmente nocivos para a saúde. À partida serão melhores opções, mas lê sempre o rótulo!

Mas então como é que podemos ganhar algum controlo relativamente àquilo que colocamos no nosso corpo? Para além de lermos os rótulos uma outra solução é optando por usar produtos naturais.  Aqui estão as minhas 6 alternativas: 

1. “Creme” corporal: usa óleo de coco virgem biológico. Atenção porque apenas precisas de um pouco porque depois o segredo está em espalhar bem. Presta especial atenção a zonas do corpo que estejam mais secas como as mãos, pés e cotovelos

2. Batom de cieiro: opta também por usar óleo de coco virgem biológico

3. Hidratação da pele da cara: a camomila é óptima para hidratar a pele (contudo, evita usá-la se tens alergia a pólen). Prepara uma tisana de camomila e depois aplica-a na tua cara diariamente. Guarda a tisana no frigorífico e podes usá-a durante cerca de 3 dias

3. Desodorizante: coloca num pequeno frasquinho (estás a ver os frascos de champô que os hotéis dão?) vinagre de cidra bio misturado com umas 3 gotas de óleo essencial de alfazema bio e tens o teu desodorizante feito!

4. Amaciador para o cabelo: usa um pouco de vinagre de sidra bio diluído em água (cerca de 50 ml de vinagre para 600 ml de água) e passa no teu cabelo (atenção à cara). Aguarda uns minutos e enxagua. Faz isso uma a duas vezes por semana. E não te preocupes porque o teu cabelo não fica a cheirar a vinagre!

5. Perfume: um dos ingredientes que encontras nos perfumes é exactamente “perfume/fragrância”, mas o que é que isso significa? Uma outra série de ingredientes que não nos dão a conhecer…Em alternativa opta por aplicar umas 3 gotas de óleo essencial bio de alfazema ou de rosa na tua roupa, por exemplo. Se quiseres colocá-los na tua pele dilui-os primeiro em óleo de coco 

 

Por precaução antes de utilizares qualquer um destes produtos testa-o primeiro na tua pele e aguarda uns minutos para veres se tens alguma reacção alérgica. 

 

Qual é o produto que vais experimentar primeiro? 😉  Partilha aqui a tua experiência! 🙂 

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

 

Pin It on Pinterest