Olá brisa do mar!

Amanhã chegamos a Setembro, o que significa regresso ao trabalho para inúmeras pessoas. Pode parecer contra-intuitivo, mas as férias de Verão são sinónimo de uns quilos a mais para muita gente. Acabamos por comer mais vezes fora, beber mais álcool e abrir aquela excepção na praia que se torna quase regra, ou seja, comprar um gelado ou um bolo.

De volta ao trabalho as calças parecem ter encolhido. Por breves momentos podemos pensar que foi com a lavagem, mas quando todas as calças estão mais apertadas lembramo-nos daquilo que comemos (e bebemos) durante as férias…

Não sou fã de dietas porque não acredito que passar fome ou reduzir consideravelmente as nossas opções alimentares seja a melhor solução. Por isso, hoje gostaria de partilhar contigo 6 dicas para perderes peso depois das férias de Verão:

1.Cozinha mais em casa: cozinhar em casa tem inúmeros benefícios, pois és tu a escolher o “prato do dia” e a controlar o tamanho das porções, o que é fundamental para quem pretende perder peso.

2. Come mais vegetais: começa por incluir uma sopa de vegetais às refeições. Para além disso, dá mais destaque aos vegetais no teu prato, ou seja, o ideal seria que eles ocupassem metade do prato sendo a outra metade partilhada entre a proteína (1/4) e os hidratos de carbono (1/4).

3.Inclui alimentos fermentados na tua alimentação: os alimentos fermentados, como a chucrute, para além de serem muito benéficos para o nosso intestino ajudam também a diminuir os desejos de açúcar.

4. Mexe-te: pratica pelo menos 150 minutos de exercício por semana. Faz caminhadas, corre, salta no minitrampolim, vai a um ginásio. No fundo, escolhe os exercícios que  mais têm a ver contigo para que a motivação se mantenha.

5. Corta no açúcar (mas não no doce): mesmo que não pretendesses emagrecer aconselhava-te sempre a eliminar o açúcar da tua alimentação, pois não traz mais-valia nenhuma para o teu organismo, pelo contrário. Como expliquei no meu livro Back to Natural, a sacarose é vazia de um ponto de vista nutricional. Para além de perturbar os níveis de açúcar no sangue, por entrar na corrente sanguínea muito depressa, a longo prazo aumenta a fadiga e rouba ao organismo minerais e vitaminas do complexo B*. Se pretendes comer algo doce, então torna a fruta na tua opção número 1. Podes comer fruta fresca ou então frutos secos, como tâmaras ou ameixas que são deliciosas por si só e óptimas para adoçar sobremesas. O mel também pode fazer parte da tua alimentação, se consumido em moderação. Como vês, deixar o açúcar  não tem de ser sinónimo de privação!

6. Reduz o consumo de álcool: o álcool contribui para o aumento de peso quando consumido em demasia. As férias, o calor e o convívio levam a que se beba, mesmo sem nos apercebermos disso, uma cerveja num dia, um copo de vinho noutro, mais um cocktail (com o extra de ser feito com um refrigerante ou sumo)  no dia seguinte e isto quando não se consome tudo no prazo de 24 horas. Tenta reduzir o consumo de álcool não só por uma questão de peso, mas também porque o álcool é tóxico para o fígado e rouba ao organismo minerais e vitaminas do complexo B*.

 

Caso queiras ter mais apoio na perda de peso, contacta-me pelo e-mail info@natachamoitinho.com . Como health coach o meu papel é o de orientar e ajudar as pessoas que pretendam perder peso de uma forma saudável.

 

Bom regresso ao trabalho!

 

Sorri e sê feliz,

Natacha

 

*POPE, Alexandra (2001). The Wild Genie: The healing power of menstruation. Bedfordshire: Authors OnLine (ed. 2014).

 

Pin It on Pinterest