Olá brisa do mar!

O Inverno está a chegar. A salamandra já está acesa, os cobertores tornaram-se os meus melhores amigos e as roupas quentes são tudo o que preciso. Contudo, há uns dias atrás decidi ir à quinta sem casaco. Já estava escuro e, bem, qual foi o resultado? Estou a lutar para não ficar doente! Por isso decidi escrever um artigo sobre os meus melhores combatentes de gripes e constipações. Ajudam-me a estimular o sistema imunitário e a lutar contra infecções. Fica agora a conhecê-los:

1. Gengibre: faço uma tisana de gengibre quando tenho (ou começo a ter) gripe e bebo-a três vezes por dia. Caso esteja constipada, adiciono mel e algumas gotas de limão.

2. Alho: aqui em casa normalmente adicionamos alho aos pratos que confeccionamos e também como um dente de alho cru uma vez por semana.

3. Equinácia: é a minha opção número um quando fico (ou começo a ficar) constipada. Compro uma combinação de equinácia e propólis, em cápsulas ou gotas, numa loja de produtos naturais.

4. Mel: quando era pequena a minha mãe costumava dar-me uma colher de sopa de mel com algumas gotas de limão para aliviar a minha dor de garganta e é isto que continuo a fazer hoje!

5. Eucalipto: sempre que tenho o nariz entupido faço uma inalação com o vapor das folhas de eucalipto. Caso tenha tosse com expectoração preparo uma tisana com as folhas de eucalipto, espero que fique fria e depois gargarejo (nunca bebo porque não tenho a certeza se é venenosa) três vezes por dia.

Para além de ter estes combatentes ao meu lado, também faço o seguinte:

  • Desacelero
  • Descanso/durmo mais
  • Como comida quente, por exemplo sopas
  • Evito comida crua, como saladas e fruta, porque têm um efeito de arrefecimento no corpo

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

 

Pin It on Pinterest