Olá brisa do mar!

É difícil para ti viveres no momento? Para mim era. A minha mente inquieta não permitia que eu vivesse no aqui e agora e, como resultado, sentia stress e ansiedade.

Por sorte, há uns anos atrás fiquei a saber mais sobre a atenção plena (em inglês, mindfulness). Esta técnica milenar budista consiste em viver no momento, por isso gostaria de partilhar hoje contigo as minhas 6 dicas para viver no momento:

 

1. Desacelera

A nossa tendência é estar com pressa. Já pensaste nas maravilhosas coisas que a vida te tem proporcionado, mas tens perdido porque não desaceleras? Quando acordares e fores para o trabalho pára por um momento e presta atenção à luz do amanhecer, ao som do vento, à cor do céu…Também fazem parte da tua vida, por isso aprecia estas dádivas da natureza!

 

2. Foca-te num tarefa de cada vez

Sei que isto pode ser complicado porque a maioria das mulheres que eu conheço, eu incluída, são multitaskers. Percebo que as exigências diárias te deixam com poucas opções, mas esta falta de foco não é só contraprodutiva, mas também potencialmente esgotante. Talvez aches que podes (e deves) tratar de tudo, mas não tens de ser uma super-mulher. És humana, um ser humano lindo, e podes (deves!) pedir ajuda se precisas.

 

3. Respira

É uma dica tão simples! Se te queres focar no momento presente inspira e expira profundamente pelo nariz.  Tenta fazer isto pelo menos cinco vezes.

 

4. Aprecia as tuas refeições

Como escrevi num artigo anterior, não é apenas importante o que comemos mas como comemos. Se as tuas refeições são à frente da televisão não estás na realidade a saboreá-las. Apenas estás a ficar cheia (bem, às vezes nem te apercebes disso). Começa a reparar na forma como a tua refeição está apresentada no prato. Cheira-a e dá uma garfada. Presta atenção às diferentes texturas e come devagar para que possas apreciar cada dentada.

 

5. Medita

Quando meditas desligas-te das distrações e sintonizas-te contigo. Isto não significa que a tua cabeça vai estar livre de pensamentos. Apenas precisas de aceitá-los e deixá-los ir. Podes aprender mais sobre isso no meu livro.

 

6. Pratica a escuta activa

A escuta activa tem a ver com estares presente quando alguém fala contigo, prestares atenção às suas palavras e também à sua  linguagem corporal. Sei que isto nem sempre é fácil, mas se um/a amigo/ está a falar contigo e tu estás a pensar no que vais dizer a seguir ou nas tarefas que ainda te faltam fazer,  então estás a perder informação importante e isto não é viver no momento.

 

Continuo a ter pensamentos indesejados, claro, mas agora sei como lidar com eles sem me desgastar.  Então e tu? Estás pronta para começar a viver no momento?

 

Sorri e sê feliz,

Natacha

 

Pin It on Pinterest