Olá brisa do mar!

Comer é um prazer, sem dúvida. Contudo, o prazer não deve ser o único critério na hora de escolhermos o que comer. E porquê? Por exemplo, para uma pessoa que cresceu a comer doces e fast-food o seu paladar está habituado a sabores artificiais e é isso que procura. A fruta e os vegetais vão parecer, ao princípio, super desinteressantes e vai evitá-los ao máximo, pois sente que comê-los é uma espécie de privação. Mas as nossas papilas gustativas podem (e devem) ser educadas no sentido de aprenderem a apreciar os sabores naturais e autênticos.

As nossas escolhas alimentares têm um impacto profundo ao nível da nossa saúde e bem-estar. Aliás, como te contei anteriormente. 75% do nosso sistema imunitário está localizado nos nossos intestinos! Mas como crescemos desconectadas/os do nosso corpo só nos lembramos dele quando os sintomas começam a ser demasiado incomodativos ou quando a doença se instala.

O nosso corpo fala connosco todos os dias e vai-nos dando sinais se algo não está bem. Sofres de obstipação? Inchaço ou gases em excesso? Refluxo gástrico? Sim, é fácil e conveniente tomar um comprimido, mas por mais comprimidos que tomes não estás a endereçar a causa-raiz dos teus problemas: a tua alimentação.

“O alimento de uma pessoa é o veneno de outra”. Por outras palavras, cada pessoa tem necessidades alimentares diferentes. O desafio é perceber o que é adequado para ti como ser único que és!

Mas talvez te estejas a perguntar “e recomendações gerais, não há?”. Para começar seria importante:

  1. Aumentar o consumo de fruta e vegetais
  2. Reduzir a quantidade de proteína animal (tendemos a comer proteína animal em excesso)
  3. Eliminar o açúcar (sacarose)
  4. Substituir os cereais refinados por cereais integrais (ex., arroz integral, massa integral)
  5. Escolher óleos de qualidade, como o azeite virgem extra

 

Se queres saber como fazer escolhas alimentares saudáveis e desejas perceber a linguagem do teu corpo,  contacta-me pelo e-mail info@natachamoitinho.com . Como health coach estou aqui para te guiar e ajudar.

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

Pin It on Pinterest