Olá brisa do mar!

O ano novo está quase a chegar! Quer tenhas gostado ou não do ano que agora chega ao fim, aprendeste muitas coisas ao longo destes 365 dias mesmo que não te tenhas apercebido disso. Por isso pergunta-te:

 

  • Como está a tua saúde?

Tens sentido alguma dor, falta de energia ou sintomas fora do comum?

 

  • Tenho relações que me enriquecem?

Amas e sentes-te amada pela tua família e amigos/as? Desejas chegar a casa todos os dias ou a comunicação com o teu parceiro passou a ser um problema? Cortaste laços com alguém?

 

  • Estarão as minhas escolhas alimentares a contribuir para a minha saúde e bem-estar?

Prestas atenção àquilo que comes e compras no supermercado? O açúcar, cereais refinados e outros alimentos processados fazem parte da tua alimentação diária? As tuas escolhas dependem apenas do preço, sabor e conveniência?

 

  • Faço exercício?

Gostas de fazer exercício? Há alguma forma de exercício incluída na tua rotina diária?

 

  • Sou feliz no meu trabalho?

Acordas todas as manhãs motivada pelo dia que se segue ou a desejar que o despertador não tivesse tocado?

 

  • Nutro o meu ser?

Estás sempre a trabalhar, trabalhar, trabalhar sem guardar nenhum tempo para ti, excepto quando vais para a cama?

 

Depois desta breve auto-análise, e quando ouvires as badaladas da meia-noite, espero que te lembres de:

1. Cultivar o hábito de ouvires o teu corpo: a doença não se desenvolve de um dia para o outro.

2. Comunicar: a comunicação é essencial em qualquer relação. Temos duas orelhas e uma boca, por isso ouve por favor!

3. Aprende a perdoar: todas as pessoas cometem erros e perdoar não é esquecer, mas é essencial para uma vida mais feliz.

4. Faz escolhas alimentares mais saudáveis: evita açúcar, cereais refinados e outra comida processada. Podem ser baratos, “saborosos” e convenientes, mas não são bons para a tua saúde. Em vez disso, inclui mais água, fruta, vegetais e cereais integrais na tua alimentação. Ah, e não te esqueças de ler os rótulos!

5. Mexe o teu corpo: para além de ficares mais em forma, o teu bem-estar geral vai melhorar, por isso encontra um exercício que gostes e inclui-o na tua rotina diária.

6. Ama o teu trabalho: passamos a maior parte das nossas vidas a trabalhar, por isso tem de ser algo com significado! Podes aprender a amar o trabalho que tens, tentar encontrar um que ames ou até criar o trabalho dos teus sonhos!

7. Arranja todos os dias um tempinho para ti: mesmo que sejam apenas 5 minutos de meditação ou de auto-massagem, por favor faz algo para/por ti!

 

Sorri e sê feliz,

Natacha

 

Pin It on Pinterest