Olá brisa do mar!

Sei que o teu tempo é curto, pois tens sempre muita coisa para fazer, mas gostava de te lançar um desafio da próxima vez que fores ao supermercado. Sabes qual é? Lê os rótulos dos alimentos. Caso contrário poderás estar a consumir algo que não queiras, mesmo no caso de produtos considerados saudáveis como os famosos leites vegetais ou umas simples tâmaras embaladas (as que conheço levam inexplicavelmente açúcar, por isso compro avulso).

O ideal é escolher sempre produtos frescos e evitar comida processada/embalada. Como sei que isso nem sempre é possível, torna-se importante salvaguardares-te. Como? Olhando para os rótulos antes de comprares alguma coisa. Acredita que depois de leres os rótulos perdes logo a vontade de trazer para casa certos produtos.

Deixo-te aqui as minhas 5 dicas da próxima vez que fores ao supermercado:

1. O primeiro ingrediente listado é o principal, ou seja, é aquele que mais está presente no produto que compraste. Se for açúcar, talvez seja uma boa ideia voltares a colocá-lo na prateleira.

2. Quanto maior a lista de ingredientes, mais dúvidas deve levantar. Por exemplo, o leite de amêndoa que faço em casa leva 3 ingredientes: amêndoas, água e tâmara (ou mel). Contudo, se olhar para o rótulo de um leite de amêndoa comprado no supermercado tenho a seguinte informação: água, açúcar, amêndoa (2%), fosfato tricálcico, sal marinho, estabilizadores (goma de alfarroba, goma gelana), emulsionante (lecitina de girassol), vitaminas (riboflavina (B2), B12, E, D2). Para quê tudo isto? E já reparaste que só contém 2% de amêndoa?

3. Se não consegues pronunciar o nome do ingrediente é sinal vermelho! Provavelmente estás melhor sem ele.

4. No mesmo rótulo poderás encontrar açúcar disfarçado com outros nomes. Palavras que terminam em -ose são provavelmente açúcar, como por exemplo sacarose, glicose, glucose, dextrose, frutose, lactose e galactose.

5. Na União Europeia (ao contrário dos EUA) se um produto tem um ingrediente OGM, este deve estar identificado no rótulo. Consulta aqui os produtos que já foram identificados como tendo OGM.

 

Estás pronta para te tornar uma detective?

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

Pin It on Pinterest