Olá brisa do mar!
Sei que com a tua vida atarefada ficas com pouco tempo para cozinhares em casa. Quais são, então, as opções disponíveis?
- Take-away
- Restaurante
- Supermercado para comprar comida de micro-ondas ou algo semelhante
Cozinhar nunca foi a minha paixão, devo admitir. De facto, no meu livro Back to Natural disse-te que não gostava de cozinhar, por isso podes achar estranho que agora esteja a escrever um artigo sobre os benefícios da comida caseira. O que aconteceu? Cheguei à conclusão de que se me preocupo com aquilo que como (e aconselho outras pessoas sobre este assunto), então havia algo que estava a faltar na minha vida: cozinhar. Acredita, isto não é sobre “como me tornei numa Masterchef”. É sobre fazer refeições saudáveis e saborosas sem gastar muito tempo na cozinha. Então qual é a importância de se cozinhar em casa?
1. A comida caseira é amor
Quando preparo uma refeição em casa, uma refeição que me vai nutrir e à minha família, conto com um ingrediente especial. Não o consegues comprar no supermercado e chama-se amor!
2. A comida caseira é escolha
Em casa és tu que mandas! Escolhes os ingredientes que queres usar bem como os utensílios e o método de cozinhar.
3. A comida caseira é saúde
Podes seleccionar ingredientes de alta qualidade (por exemplo, biológicos, locais, da época, integrais, não processados e sem açúcar, evitar anti-aderentes e micro-ondas, como explico no meu livro. De facto, não sabemos tantas coisas a respeito da comida que comemos! Por exemplo, entendes os rótulos dos alimentos? Já alguma vez pensaste nos óleos que são utilizados (e reutilizados) para preparar o teu prato? Sabias que muitos restaurantes chinesas usam um intensificador de sabor nos seus pratos chamado, em inglês, MSG (glutamato monossódico)? Na China é algo comum (fiquei a saber isso enquanto vivia lá), mas também usam-no aqui. Por isso, quando vou a um restaurante chinês (o que é raro) peço sem MSG. Para além de não precisar de um intensificador de sabor, este causa-me enxaquecas e desconforto no estômago.
4. A Comida caseira é estar em forma
Em casa podes comer de forma saudável com a mais-valia de poderes controlar o tamanho das porções. Se tens alguma preocupação com o teu peso, começa a cozinhar em casa!
5. A comida caseira é ligação
Há um ambiente especial em casa quando alguém está a cozinhar: o movimento na cozinha, o cheiro maravilhoso…Os sentidos ficam despertos e todas as pessoas se juntam à volta da mesa. Uma refeição está prestes a ser partilhada. Uma refeição feita com amor.
Nutre o teu ser,
Natacha