Olá brisa do mar!
Já não é a primeira vez que falo da importância de leres sempre os rótulos dos alimentos em nome da tua saúde (e da saúde da tua família).
Um dos ingredientes que gostaria que prestasses especial atenção da próxima vez que fores às compras chama-se glutamato monossódico, conhecido pela sua sigla em inglês MSG e pelo código E621 na lista de aditivos alimentares. O MSG é o sal sódico do ácido glutâmico responsável pelo gosto umami que é também chamado de quinto gosto básico.
De acordo com o Dr. Russel Blaylock, neurocirurgião e autor do livro Excitotoxins: The Taste that Kills, o MSG é uma excitotoxina, ou seja, excita em excesso as células ao ponto de danificá-las ou mata-las causando danos cerebrais a vários níveis, tendo o potencial de desencadear ou piorar problemas de aprendizagem e mesmo as doenças de Alzheimer e Parkinson.
A primeira vez que ouvi falar neste aditivo estava eu a fazer voluntariado na China. Na altura aconselharam-me a pedir as minhas refeições sem MSG. É que o seu consumo regular pode resultar em depressão, desorientação, danos oculares, fadiga e desorientação, formigueiro, dores de cabeça, palpitações e obesidade.
Uns anos depois, já de regresso a Portugal, fui a um restaurante cantonês com o Hugo. Quando saímos de lá parecia que tínhamos levado com um camião em cima! Mal-estar generalizado, dor de cabeça forte, tonturas…Mais tarde é que me apercebi que poderiam ser os efeitos do MSG. Aliás, este tipo de sintomas é também conhecido como “síndrome do restaurante chinês”.
Mais uns anos se passaram e voltei a um restaurante chinês. Desta vez decidi pedir os pratos sem MSG. A empregada ficou a olhar para mim como se eu estivesse a dizer algum absurdo. Insisti dizendo que me provocava efeitos adversos e aí ela acedeu. Fiquei, contudo, a saber que a maioria dos pratos da lista tinha MSG, por isso as minhas opções ficaram reduzidas! Lá escolhi um prato que, na verdade, não tinha aquela profundidade de sabor tão característica dos restaurantes chineses. Pois, é que esse é um dos efeitos do MSG. Para além de servir como intensificador de sabor faz ainda com que percamos a noção de saciedade o que pode conduzir ao ganho de peso.
Se nos restaurantes chineses é importante pedires os teus pratos sem MSG, nos supermercados precisas de abrir os olhos. Assim, quando fores às compras lê sempre o rótulo procurando por nomes como “intensificador de sabor”, “glutamato monossódico”, “MSG”, “E621”, “glutamato”, “ácido glutâmico”, “extracto de levedura”. Depois há outros ingredientes que muitas vezes contêm MSG ou criam MSG no seu processamento como “molho de soja”, carragenina”, “amido de milho”, “ácido cítrico”, “maltodextrina”. Vê aqui a lista completa.
Poderás encontrar MSG nomeadamente em produtos processados como:
- Noodles
- Molhos
- Caldos
- Snacks diversos
- Refeições congeladas
Mas não só por isso lê sempre os rótulos, sim?
E como é que podes evitar a tua exposição a este aditivo? Opta por consumir alimentos frescos e integrais! 🙂
Se queres aprofundar este tema dos aditivos alimentares, se gostarias de saber como fazer escolhas alimentares benéficas para ti, se queres ser uma consumidora consciente e saudável, então participa no Retiro de Primavera, de 24 a 28 de Abril no Faial. Aproveita porque tens até ao dia 4 de Abril para beneficiares de um preço reduzido!
Nutre o teu ser,
Natacha