Olá brisa do mar!
Ao longo da vida vamos passando por diferentes desafios, perdas e desilusões. O problema é quando nos deixamos consumir por isso. Começamos a ver a vida com lentes cinzentas e esquecemo-nos de apreciar, de reconhecer aquilo que de bom há nas nossas vidas, mesmo que sejam pequenas coisas. Vou dar-te alguns exemplos:
- Estar um dia lindo de sol
- O abraço de alguém especial
- O telefonema de um/a amigo/a
- O passeio à beira-mar
- O jantar maravilhoso
Esta técnica é utilizada – dentro das terapias alternativas – em doentes com cancro porque nunca é demais lembrar que a componente emocional é um aspecto fundamental em qualquer doença. Mas não precisas de estar doente para começares a praticar este exercício.
Também eu tenho momentos maus, em que me vou abaixo, mas é especialmente nessas alturas que gosto de colocar a minha vida em perspectiva. Depois de reconhecer e processar a dor que sinto, o que me dá alento, coragem para seguir em frente é pensar em tudo aquilo que há na minha vida.
Grata pelas pessoas que tenho na minha vida,
Grata por viver neste meu pequeno paraíso.
Grata por ter um trabalho que adoro.
Assim, convido-te também a praticares gratidão diariamente, logo de manhã ao acordar ou ao final da noite antes de ires dormir. E é tão simples! Basta escreveres pelo menos cinco coisas pelas quais estás grata no teu diário ou num bloco de notas. Podes escrever sobre algo pontual, por exemplo que aconteceu nesse dia e que te deixou feliz, ou então sobre algo que já faz parte da tua vida. É importante que escrevas, contudo, porque as palavras escritas têm outra força!
Como qualquer hábito precisas de 30 dias até que ele faça parte da tua vida, por isso que tal começares já hoje?
Abraça este desafio! 😉
Sorri e sê feliz,
Natacha