Olá brisa do mar!

Muitas pessoas não sabem dizer “não”. É este o teu caso? Talvez não saibas dizer “não” porque queres ver toda a gente feliz, talvez sintas que devas sempre ajudar ou talvez queiras que as outras pessoas gostem de ti.

Pensa por um minuto: qual é a pior coisa que pode acontecer se disseres “não? Achas que as pessoas irão deixar de falar contigo ou parar de te amar?

Hoje gostaria de partilhar contigo 6 passos que te vão ajudar a dizer “não” quando precisares:

1. Reconhece o teu valor:  o teu valor não é medido pelo número de “sins” que dizes. Por favor lembra-te disto: se te valorizares as outras pessoas irão fazer o mesmo. Não és uma pessoa pior por dizeres “não”!

2. Estabelece limites: precisas de começar a ouvir as tuas necessidades e a respeitá-las. Se estás sempre a dizer “sim” as pessoas vão continuar a pedir mais e mais. Elas não sabem onde está o limite, por isso tens de ser tu a mostrar-lhes.

3. Sintoniza-te contigo própria: quando estiveres numa situação em que tens de dizer “sim” ou “não” pergunta-te primeiro “como me sinto? O que preciso?”.

4. Avalia o grau de urgência: da próxima vez que alguém te pedir algo tenta perceber a urgência do assunto. Se não é urgente e o timing não é bom para ti coloca a hipótese de dizer “não”.

5. Tem em conta a frequência: se alguém te está sempre a incomodar com isto e aquilo, ele/ela está a drenar a tua energia. Talvez tenha chegado a altura de começares a dizer “não”.

6. Diz “não” educadamente: há muitas formas de dizer “não.” Diz da forma que for mais verdadeira para ti. Podes apenas dizer “não” educadamente ou “não, desculpa” ou até justificares-te se achares necessário “não, não posso fazer isso porque…”.

 

Estás preparada para dizer “não”? Seria óptimo saber o que pensas!

 

Se queres mais informações sobre o meu programa de health coaching por favor contacta-me. A primeira sessão é gratuita.

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

Pin It on Pinterest