Olá brisa do mar!

Quando acordo quero fazer tudo o que está ao meu alcance para ter um óptimo dia, por isso esta semana gostaria de partilhar contigo um segredo. É o meu ritual matinal que consiste em 5 passos. São simples e fáceis de fazer, mas a melhor parte é que nutrem o corpo, a mente e a alma.

1. Respirar: a primeira coisa que faço de manhã é a respiração 4-7-8 (é também a última coisa que faço antes de adormecer). Porquê? Quando ouço o despertador só quero é ficar na cama e esta técnica ajuda-me a relaxar.

2. Beber água com limão: depois de lavar os dentes bebo um copo de água com limão. É bom para o fígado e também ajuda a digestão*. Depois passo água na boca para proteger o esmalte dos dentes.

3. Fazer exercício: yoga  é a minha escolha! Faço durante 20 minutos, às vezes mais, outras vezes menos porque depende da sequência que escolher. Por exemplo, nas últimas semanas só estou a fazer saudações ao Sol porque ajudam a minha digestão. De facto, o yoga tem inúmeros benefícios para a saúde. Para além de ajudar na digestão, proporciona força muscular e flexibilidade e estimula os sistemas endócrino, circulatório e respiratório**. Também limpa a minha mente e melhora o meu estado de espírito!

4. Comer o pequeno-almoço: se tivesse de escolher o passo matinal mais importante seria este. O meu trabalho apenas começa depois do pequeno-almoço. Primeiro bebo um copo de kefir (feito com leite vegetal como de amêndoa ou arroz) e depois como papas de aveia às quais adiciono fruta, como explico em maior detalhe no meu livro Back to Natural.

5. Estabelecer objectivos diários: há tantas coisas a acontecer durante o dia que posso distrair-me facilmente. O que acontece se não fizer as coisas mais importantes? Sinto stress e ansiedade. Estabelecer objectivos diários ajuda-me a priorizar as minhas tarefas e a  manter-me focada.

 

Está tudo a postos para teres um óptimo dia?

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

*POPE, Alexandra (2001). The Wild Genie: The healing power of menstruation. Bedfordshire: Authors OnLine (ed. 2014).

**NAISH, Francesca (1991). Natural Fertility: The complete guide to avoiding or achieving conception. Burra Creek: Sally Milner Publishing (ed. 2012).

 

 

Pin It on Pinterest