Olá brisa do mar!
Lembro-me de ser pequena e de alguém ter dado à minha mãe um estojo de óleos essenciais. Apesar de me ter chamado a atenção nunca estudei as suas propriedades até ter vindo viver para os Açores. O interesse começou porque procurava alternativas à limpeza da casa e depois fui-me apercebendo do seu poder curativo, aquilo a que se chama de aromaterapia.
A aromaterapia é um tipo de terapia com base em óleos essenciais extraídos de várias partes das plantas, como as flores e folhas. E a sua história é longa! Através dos séculos diversas civilizações usaram diferentes partes das plantas para fins religiosos, medicinais e cosméticos. Pensa-se que uma das suas primeiras aplicações foi através do fumo produzido pela queima das plantas!
Uma das características dos óleos essenciais é a de serem extremamente concentrados e, por isso, devem ser utilizados em pouca quantidade. Menos é mais! 😉 Mas então, sem mais delongas, hoje partilho contigo o meu top 3 de óleos essenciais:
1. Alfazema: é o meu óleo preferido não só porque gosto muito do seu aroma, mas por ser muito versátil. Acalma o sistema nervoso o que é óptimo em alturas de maior stress e ansiedade. Se tiveres dores de cabeça sendo estas causas o motivo, coloca num difusor este óleo e vais ver que te vais sentir melhor. Também podes colocar umas gotinhas de óleo essencial de alfazema na tua almofada para te ajudar a dormir melhor. A tua pele também pode beneficiar muito com este óleo se, por exemplo, sofres de eczema ou psoríase ou se, infelizmente, te queimaste a cozinhar!
2. Hortelã-pimenta: gosto muito deste óleo porque me dá foco logo de manhã e energia. Para além disso, é um óptimo aliado no caso de más digestões e de náusea. Basta colocares o óleo no difusor para te sentires melhor. Ah, e não precisas de comprar aqueles difusores caros eléctricos. Os tradicionais – com vela – são óptimos e baratos!
3. Alecrim: problemas de memória? O óleo essencial de alecrim é uma óptima ajuda. É também muito bom para ganhar clareza mental. E se pretendes desinfectar o ar da tua casa, especialmente na altura das gripes e constipações, coloca este óleo essencial num difusor e tens aqui esta opção natural.
Algumas notas finais:
1. À excepção da lavanda, os óleos essenciais devem ser diluídos num óleo vegetal de qualidade (gosto particularmente do óleo de coco virgem bio) antes da sua aplicação no corpo. Não te esqueças de te certificar primeiro que não és alérgica ao óleo essencial que vais usar testando-o numa pequena área da tua pele.
2. Há muitos óleos essenciais à venda, mas isso não significa que sejam de boa qualidade não só pela matéria-prima utilizada, mas também pelo seu grau de pureza. Assim, é muito importante que escolhas óleos essenciais de um fornecedor do qual confies, de preferência bio.
No próximo sábado, dia 22 de Junho, a Janete Chaves da Azorean Guarani vai estar na Ilha de São Jorge para um workshop de óleos essenciais. As inscrições são gratuitas! Para mais informações consulta a página do evento.
Nutre o teu ser,
Natacha