Olá brisa do mar!

“O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia“. Ouvi isto toda a minha vida, mas nem sempre quis saber. Se acordava sem apetite então para quê comer, certo? Bem, a partir do momento em que decidi passar a tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa muitas coisas mudaram, como explico no meu livro Back to Natural. Por exemplo:

  • Ganhei mais energia;
  • A minha concentração melhorou;
  • Deixei de comer comida de plástico a meio da manhã.

Por isso o meu primeiro conselho é este: se o pequeno-almoço ainda não faz parte da tua rotina diária, tenta implementar isto esta semana e repara como te sentes. Contudo, talvez estejas a pensar “ok, mas o que é que devo comer?”. Eu sei que pode ser um desafio se estás interessada num pequeno-almoço saudável. É por isso que agora partilho o meu top 3 para o pequeno-almoço:

 

1.Aveia

A maioria dos cereais para o pequeno-almoço que se pode encontrar no supermercado não são bons na minha opinião. Porquê? Porque estão cheios de açúcar, até os chamados mais saudáveis, como a granola. É por isso que é importante ler sempre a lista de ingredientes. Primeiro vê se tem algum tipo de açúcar e depois faz a seguinte pergunta a ti própria “percebo todos os ingredientes listados?”. Se não percebes, então isso é um sinal vermelho e recomendo que evites esse produto ou pelo menos tenta informar-te a respeito desse ingrediente específico que não percebes e os seus efeitos na saúde.

A aveia é definitivamente a minha escolha de eleição porque:

  • É rica em fibra;
  • É uma boa fonte de magnésio;
  • É saciante;
  • É rápida de fazer (caso faças papas de aveia);
  • Pode ser encontrada em todo o lado;
  • É barata.

Eu faço as minhas papas de aveia com água e uma pitada de sal e depois gosto de adicionar mel e canela. Contudo, caso não gostes de papas podes sempre comer a aveia crua ou tostada.

A aveia é um cereal super versátil, por isso podes fazer a tua própria granola em casa! Junta à aveia outros ingredientes que gostas como os teus frutos secos e sementes favoritos/as. Delicia-te!

 

2. Kefir (feito com leite vegetal)

Como sabes deixei de beber leite há alguns anos, por isso agora bebo kefir feito com leite de amêndoa caseiro.

Como escrevi num artigo anterior, o kefir é um óptimo aliado da nossa saúde porque:

  • É antifúngico;
  • Ajuda a digestão;
  • Apoia a saúde gastrointestinal;
  • Fortalece o sistema imunitário.

Se não consegues beber kefir por algum motivo (por exemplo, não encontraste ninguém que to dê ou ainda não estás convencida), podes sempre beber leite vegetal. Caso não faças em casa, as minhas duas opções favoritas são leite de amêndoa ou de aveia natural, sem açúcar (depois podes adicionar mel ou tâmaras para adocicar), mas mais uma vez presta sempre atenção à lista de ingredientes antes de comprares estes leites.

Eu costumava beber leite de arroz, mas depois apercebi-me que não há uma marca no mercado que não tenha óleo de girassol  na lista de ingredientes. Não sou fã deste óleo por três motivos:

  • A maioria é refinado;
  • Contém outros ingredientes que me levantam algumas suspeitas (por exemplo, porquê aroma natural?);
  • Tem valores elevados de ómega 6 que é pró-inflamatório.

Também não recomendo o consumo de leite de soja, não só porque é sempre importante comprar leite de soja biológico para ter a certeza que não é OGM, mas também devido aos fitoestrogénios (estrogénios vegetais) presentes na soja que são disruptores endócrinos.

 

3. Fruta

Fruta e aveia combinam na perfeição! Todas as manhãs como fruta com as minhas papas de aveia. Tento variar a fruta  para beneficiar de diferentes vitaminas e minerais, mas dou sempre preferência a fruta biológica, local. 

Caso decidas comprar fruta convencional é melhor descascá-la antes de comer.

É também útil consultares a lista Dirty Dozen do Environmental Working Group. Contém a lista de fruta e vegetais que têm mais pesticidas.

 

Então e tu? Tomas o pequeno-almoço? Caso afirmativo, seria óptimo se pudesses partilhar o que não dispensas ao pequeno-almoço!

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

Pin It on Pinterest