Olá brisa do mar!

Sabes o que são alimentos fermentados? São uma forma ancestral de preservar alimentos com a mais-valia de serem os melhores amigos do nosso intestino! Ok, sei que muitas pessoas não gostam de falar deste assunto, mas é tão importante. De facto, 75% do nosso sistema imunitário está localizado nos nossos intestinos. Quem haveria de imaginar, certo?

O ideal seria os nossos intestinos terem cerca de 85% de bactérias benéficas (os chamados probióticos) e apenas 15% de bactérias nocivas. Contudo, uma má alimentação e o consumo de antibióticos acabam por matar as tais bactérias benéficas, como expliquei no meu livro Back to Natural.

Diferentes estudos mostram que um desequilíbrio entre as bactérias “boas” e as “más” pode estar ligado a vários problemas de saúde, incluindo:

Talvez estejas a pensar: “Não estou preparada para mudar a minha alimentação.”. Eu percebo que cortar o açúcar e os hidratos de carbono refinados possa ser difícil para ti e no futuro irei escrever um artigo sobre isto. Contudo, em vez de pensares nos alimentos que precisas de eliminar da tua alimentação, pensa naqueles que podes introduzir na tua alimentação. Na realidade é engraçado porque quando comecei a comer alimentos fermentados, repletos de probióticos, lentamente parei de ter desejos de açúcar. Por isso hoje gostaria de partilhar contigo o meu top 5 de alimentos fermentados:

1. Kefir: é uma bebida de leite fermentado que tomo sempre ao pequeno-almoço. Podes ficar a saber mais no artigo Kefir: A Bebida Diária da Minha Família.

2. Chucrute: Adoro comer chucrute, ou couve fermentada, ao almoço e ao jantar e faço em casa porque é rápido e fácil. Para além disso, temos a sorte de ter muitos repolhos e couves-lombarda na quinta. Gosto de adicionar outros vegetais, principalmente cenouras mas também já usei beterrabas e rabanetes. Caso queiras experimentar a chucrute o meu conselho é que a faças em casa. Porquê? Não é assim tão fácil encontrar chucrute não pasteurizada (com probióticos) e, caso encontres, pode conter conservantes e açúcares adicionados. Também é importante ficares a saber que não tens de comer muitos alimentos fermentados. Na realidade menos é mais, especialmente ao princípio para poderes ver como o teu organismo reage. Podes ter alguns sintomas como dores nas articulações (como aconteceu comigo) ou dores de cabeça porque o teu corpo está a desintoxicar-se, por isso não te esqueças de beber muita água.

3. Miso: é uma pasta salgada que tem como base soja fermentada. Gosto de barrar uma primeira camada de miso no pão seguida de outra de tahin (pasta doce de sementes de sésamo). O contraste de sabores é óptimo! O miso também pode ser usado em sopas (sopa de miso, mas sem ferver) ou para temperar um prato (em vez do sal).

4. Umeboshi: é uma ameixa fermentada, muito salgada, que como de vez em quando. Podes usá-la inteira ou na forma de pasta para juntares ao teu prato. Também podes preparar um chá com ameixa umeboshi.

5. Kimchié um acompanhamento fermentado e picante típico da cozinha coreana que podes fazer com diferentes vegetais, como couves (ex., chinesa), rabanetes e cenouras. Apenas experimentei com daikon (um tipo de rabanete) e é super saboroso! O kimchi demora mais tempo a fazer do que o chucrute, por isso não costumo ter em casa. Quando há, então gosto de comer um pouco ao jantar em vez da chucrute.

Estás pronta para introduzir os alimentos fermentados na tua alimentação?

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

Pin It on Pinterest