Olá brisa do mar!

Antes costumava comprar produtos tóxicos para limpar a casa. Porquê? Porque simplesmente não estava informada. Tudo o que queria era algo que:

  • Matasse todos os germes e bactérias
  • Pusesse a minha casa limpa e a cheirar a fresco

Mas parece que me estava a esquecer de algo fundamental: o impacto desses produtos na minha saúde e na da minha família.

É tão importante perceber os ingredientes listados nos rótulos! Se fores ao site do EWG irás ficar a saber que por exemplo:

  • Ingredientes activos “são normalmente pesticidas de combate a micróbios adicionados para matar bactérias, vírus e bolores”
  • Antibacteriano significa que “o produto contém pesticidas que matam bactérias, vírus ou bolores. Os pesticidas são listados como ‘ingredientes activos’ no rótulo”
  • Corrosivo/cáustico “pode causar queimaduras químicas sérias na pele, olhos e pulmões.” A pele da minha mão esquerda ficou cronicamente afectada, de acordo com o meu antigo dermatologista, depois de usar um sabão para lavar a roupa à mão na Índia

Mas há mais! De acordo com Alexandra Pope, especialista em saúde menstrual “, “[q]uímicos como os pesticidas, plásticos e metais pesados actuam como ‘imitadores de estrogénio’. Têm a capacidade de se ligar aos receptores de estrogénio no corpo e assim perturbar o equilíbrio estrogénio/ progesterona e consequentemente a sinergia natural do corpo de uma mulher.”*. Algo para pensar, certo?

Agora deves estar a perguntar-te “mas que opções tenho eu?”. Podes comprar, por exemplo, produtos para limpar a casa ecológicos. Se não sabes por onde começar, consulta a base de dados do EWG. Uma outra opção é criares os teus produtos em casa. Por exemplo,agora os meus melhores amigos são o bicarbonato de sódio e o vinagre branco. Uso-os para limpar tudo!

  • Casa de banho: o lavatório, banheira/polibã e sanita são limpos com vinagre puro e bicarbonato de sódio
  • Frigorífico e forno: uso uma mistura de água com bicarbonato de sódio que limpa e desinfecta
  • Chão: uso uma solução de vinagre branco e água quente
  • Pó:  limpo o pó com uma solução de vinagre e água
  • Janelas: lavo as janelas com uma solução de vinagre branco e água

Caso não gostes do cheiro a vinagre, podes adicionar algumas gotas de um óleo essencial à tua escolha, como o de eucalipto ou de árvore do chá. Contudo, é importante que seja certificado biológico ou de um fornecedor que confies e 100% puro.

No meu livro Back to Natural podes encontrar mais dicas de limpeza ecológicas.

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

*POPE, Alexandra (2001). The Wild Genie: The healing power of menstruation. Bedfordshire: Authors OnLine (ed. 2014).

 

.
.
.

Pin It on Pinterest