Olá brisa do mar!

Uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei os meus estudos de health coach foi “o alimento de uma pessoa é o veneno de outra“. Por outras palavras, cada pessoa é única, com diferentes necessidades dietéticas que poderão até mudar ao longo da sua vida. Não há uma dieta standard. Precisas de ver o que funciona melhor para ti. Há pessoas, por exemplo, que se sentem óptimas com uma dieta à base de vegetais enquanto outras precisam de comer alguma proteína animal para estarem na sua melhor forma.

Tens problemas de peso? Falta de energia? Ou não te sentes muito bem em geral? Há muitos motivos para alguém mudar de dieta, mas com centenas de dietas no mercado pode ser difícil fazer uma escolha. Por exemplo temos a dieta:

  • Vegan: esta dieta é à base de vegetais e exclui a proteína animal, o mel ou outro tipo de produto animal como o (uso de) cabedal.
  • Vegetariana: outra dieta à base de vegetais que exclui a proteína animal. Contudo, algumas pessoas vegetarianas comem lacticínios (lacto-vegetarianas) ou lacticínios e ovos (ovo-lacto-vegetarianas)
  • Macrobiótica: consiste principalmente em grãos integrais e depois alguns vegetais e uma pequena percentagem de leguminosas e algas. O peixe branco pode ser consumido ocasionalmente. A carne, os ovos e os lacticínios são excluídos.
  • Pescetariana: nesta dieta as pessoas comem peixe e marisco, mas não comem carne. Também inclui normalmente grãos, vegetais, leguminosas, frutos secos, fruta, lacticínios e alguns ovos.
  • Mediterrânica: inclui grãos integrais, peixe, carne, vegetais, fruta, frutos secos, lacticínios, azeite e exclui comida processada e refinada.

Antes de experimentares qualquer dieta, aconselho-te a:

  • Informares-te a respeito dos seus prós e contras;
  • Teres cuidado com dietas da moda (mais uma vez, por favor vê com atenção os seus prós e contras);
  • Evitares dietas que te obrigam a saltar refeições ou passar fome.

Então qual é a melhor dieta para ti? Eu sei que estavas à espera de uma resposta concreta, mas a verdade é que tu já tens a resposta. Só precisas de te sintonizar com o teu corpo. Ele “fala” contigo todos os dias.

Caso queiras identificar os teus objectivos de saúde e o que sempre imaginaste para a tua vida, podes marcar uma primeira sessão gratuita comigo.

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

Pin It on Pinterest