Olá brisa do mar!

Estamos na época do Natal! Tempo para estar com a família, saborear refeições deliciosas, receber presentes e…comprá-los! Então quais são as opções disponíveis?

Cosméticos produtos para cuidar do corpo são prendas de Natal comuns, especialmente para mulheres, o que não é surpreendente. A indústria está focada em nós. Mas a verdade é que muitos dos chamados produtos de beleza têm um lado negro que se chama químicos tóxicos. 

Duvidas? Ok, vamos fazer um teste. Vai à tua casa de banho e olha para o rótulo da tua loção corporal, por exemplo. Conheces algum dos ingredientes ou o seu possível impacto na saúde? De acordo com o EWG – Environmental Working Group, estas são as famílias de químicos mais comuns que deverias passar a ter em atenção:

  • Parabenos: um grupo de conservantes artificiais cuja função é prevenir o crescimento de bactérias e de bolor. De acordo com diferentes estudos laboratoriais podem perturbar as hormonas reprodutivas. Cinco tipos de parabenos são bastante comuns nos cosméticos: metil-, etil-, propil-, isopropil- e  butilparabeno. A União Europeia, por exemplo, baniu o uso de metilparabeno de sódio em “fragrância”. Então o que podes fazer? Escolhe cosméticos e produtos para cuidar do corpo livres de parabenos sem fragrância. 
  • Ftalatos: “são plastificantes industriais muito usados em produtos de cuidado pessoal para hidratar e suavizar a pele, para dissolver e unir ingredientes, e para dar flexibilidade aos vernizes das unhas depois de secarem. […] Os/as cientistas demonstraram que os ftalatos podem danificar o sistema reprodutor feminino, mas é o sistema reprodutor masculino que parece ser mais sensível.” (tradução livre). Exemplos de ftalatos são o ftalato de dietila (DEP), presente em “fragrância”, e o ftalato de dibutilo usado como plastificante no verniz para as unhas. A União Europeia restringe o uso de alguns ftalatos. Se queres evitar esta família de químicos em cosméticos e produtos para cuidar do corpo, escolhe aqueles que são sem fragrância e não compres verniz para as unhas com ftalato de dibutilo.
  • Triclosano: “é um químico antimicrobiano artificial usado para matar bactérias na pele e noutras superfícies. […] O triclosano é o ingrediente activo mais comum em sabonetes “antibacterianos” e também é encontrado em pastas de dentes, desodorizantes, produtos de limpeza da cara e do corpo, e para o tratamento de acne, entre outros. […] Estudos recentes sugerem que este químico pode perturbar a função tiroideia.” (tradução livre). Na União Europeia o triclosano está classificado como irritante. Caso querias evitá-lo, compra cosméticos e produtos para cuidar do corpo sem triclosano e não escolhas aqueles que estão identificados como “antibacterianos”. 
  • Almíscares: nitroalmíscares e almíscares policíclicos são químicos artificiais. “Estudos com animais indicam que os almíscares podem perturbar o sistema endócrino […] e uma defesa natural do corpo contra químicos tóxicos […] Os almíscares são muitas vezes usados em cosméticos e produtos para cuidar do corpo, como perfumes e sabonetes, que contêm “fragrância.” […] Preocupações crescentes acerca dos efeitos na saúde dos nitroalmíscares levaram a União Europeia a banir o uso de alguns destes químicos nos cosméticos e produtos para cuidar do corpo.” (tradução livre). Por isso, mais uma vez, escolhe produtos sem fragrância!

Antes de comprares cosméticos ou produtos para cuidar do corpo, o meu conselho é primeiro certificares-te se contêm químicos tóxicos. Como podes fazer isso? Consulta a base de dados do EWG – Skin Deep – onde encontrarás informação importante acerca da segurança dos cosméticos e produtos para cuidar do corpo. Tem mais de 64,000 entradas, por isso se vives nos Estados Unidos provavelmente encontrarás a marca que procuras. No meu caso, às vezes não é fácil encontrar em Portugal os produtos que estão listados como seguros. É por isso que também escolho soluções naturais. Por exemplo, uso vinagre de cidra de maçã como amaciador do cabelo (uma ou duas vezes por semana, misturado com água).

Podes encontrar mais informações no meu livro Back to Natural, onde irás ficar a saber como ter uma vida mais feliz e saudável. É uma óptima prenda de Natal, não achas?

 

Nutre o teu ser,

Natacha

 

 

Pin It on Pinterest