Olá brisa do mar!
Cuidas de ti? Antes de responderes pára um pouco para pensares na pergunta que te fiz. Cuidas realmente de ti?
A maioria das mulheres que conheço vive tão ocupada a cuidar de tudo e de todos/as que acaba por se esquecer de si! E apesar de todas as cedências ainda assim surge a recriminação, aquela vozinha que diz “esqueceste-te de fazer isto”, “não fizeste bem aquilo”, “falhaste”…
Para darmos o nosso melhor às outras pessoas não nos podemos esquecer que também existimos, que também temos as nossas necessidades e os nossos desejos. Sim podemos ser melhores filhas, namoradas, mulheres, mães, seres humanos se cuidarmos de nós. E cuidar de nós passa por nos amarmos, por mudarmos o nosso discurso interno de crítica e julgamento para um de apreço e compreensão.
Assim, hoje gostaria de partilhar contigo uma meditação que faz parte do meu livro Voltar ao Natural e que se chama Meditação de Amor.
Meditação de Amor
“Com base numa meditação que aprendi no livro Mindfulness*, acabei por criar a minha própria meditação que faço agora todos os dias. Podes utilizá-la até estares pronta para criares a tua.
Assegura-te de que não irás ser interrompida durante cerca de vinte minutos. Deita-te numa cama ou senta-te numa cadeira. Tira os sapatos e desaperta as calças. Descruza as tuas pernas e braços. Agora sim, fecha os olhos e respira. Inspira profundamente pelo nariz, até o ar chegar à barriga, e expira pela boca, demorando cerca do dobro do tempo que levaste na inspiração. Foca-te nos sons que estão à tua volta. Continua a inspirar e a expirar calmamente durante alguns minutos, tentando manter a mente livre de pensamentos. Contudo, se aparecer algum na tua cabeça não comeces a criticar-te. Aceita o pensamento, deixa-o sumir-se e volta a concentrar-te na respiração e nos sons que te rodeiam.
Pensa agora em ti e repete estas palavras: “Desejo que sejas feliz e saudável. Desejo que deixes de sentir dor e ansiedade. Amo-te muito, [o teu nome]”. Depois visualiza uma pessoa que ames e repete “desejo que sejas feliz e saudável. Desejo que deixes de sentir dor e ansiedade. Amo-te muito, [nome da pessoa].”. Visualiza mais pessoas que amas, se quiseres, e repete. Depois pensa num/a estranho/a, alguém que já tenhas visto, mas não conheças o nome, e diz “desejo que sejas feliz e saudável. Desejo que deixes de sentir dor e ansiedade. Envio-te muito amor.”. Finalmente, pensa numa pessoa de quem não gostes ou com quem tenhas tido algum problema e repete “desejo que sejas feliz e saudável. Desejo que deixes de sentir dor e ansiedade. Envio-te muito amor, [nome da pessoa].”. Visualiza mais pessoas que não gostes, se quiseres, e repete. Agora pensa em todos os seres deste mundo e diz para ti “desejo que sejam felizes e saudáveis. Desejo que deixem de sentir dor e ansiedade. Envio-vos muito amor”.
Volta a focar-te na respiração durante alguns minutos, como fizeste inicialmente. Com calma, podes agora abrir os olhos.”
Tenta guardar uma parte do teu dia para fazeres esta meditação. Se não for possível todos os dias, faz sempre que arranjes uma oportunidade. 🙂
No Retiro de Primavera, de 24 a 28 de Abril na Ilha do Faial, vais poder cuidar de ti: corpo, mente e espírito. Aproveita esta oportunidade para durante 4 dias praticares yoga e meditação, nutrires o teu corpo com alimentos detox, aprenderes técnicas de libertação emocional, conheceres cuidados do corpo e da casa com produtos naturais e muito mais. Sim, vai ser uma experiência inesquecível! 🙂
Nutre o teu ser,
Natacha
*WILLIAMS, Mark & PENMAN, Danny (2011). Mindfulness – Atenção plena. Alfragide: Lua de Papel (ed. Abril 2015), trad.