Olá brisa do mar!
Ontem estive à conversa com Paulo Hayes, professor de yoga e doutorando na Universidade de Lisboa, sobre Yoga no Feminino.
Falámos sobre sexo e género, sociedade patriarcal, vantagens do yoga para o corpo da mulher e muito mais que podes ouvir aqui.
Talvez não saibas, mas o meu percurso ligado a este tema começou na Índia em 2007 onde trabalhei durante alguns meses na área de empoderamento das mulheres. Na altura fiquei revoltada com toda a desigualdade que encontrei, com o ciclo de violência pelo qual as mulheres indianas atravessam (by the way, estive num dos estados mais tradicionais da Índia, Rajastão).
De regresso a Portugal, quis aprofundar este tema tendo tirado um mestrado em Estudos Sobre as Mulheres na Universidade Nova de Lisboa. Enquanto investigadora do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, participei na revista Faces de Eva e apresentei dois papers na Facultad de Filología da Universidad Complutense de Madrid e na Universitat Autònoma de Barcelona.
Trabalhei ainda como formadora em igualdade de género e auditora de responsabilidade social ao nível das empresas analisando vários parâmetros incluindo o da igualdade de género.
As mudanças que ocorreram na minha vida quando vim viver para os Açores fizeram-me também perceber o quão estamos desligadas do nosso corpo e do impacto que as nossas escolhas diárias têm na nossa saúde e bem-estar, daí ter escrito o livro Voltar ao Natural, um guia de empoderamento das mulheres para a vida diária.
Fica a saber algumas das vantagens do yoga para o corpo da mulher e muito mais neste podcast.
Clica aqui para ouvires o podcast Yoga no Feminino.
Nutre o teu ser,
Natacha